Dados do Trabalho


Título

CORPO ESTRANHO INTRA–ORBITÁRIO ATÍPICO: RELATO DE CASO

Objetivo

Descrever um relato de caso sobre corpo estranho intra-orbitário considerado atípico.

Relato do Caso

I. G. 35 anos, masculino, natural e procedente de Pindamonhangaba, deu entrada no serviço queixando de dor ocular à direita, diplopia em posição primária do olhar (PPO) e em todas as miradas, exceto em mirada inferior. Relatou trauma em região orbitária direita recente enquanto guiava moto com a viseira do capacete levantada, em estrada na zona rural. Nega perda de consciência. Foi atendido em hospital regional, recebendo sutura primária de lesão orbitária superior e realizando exame de TC. Avaliado por centro de referência em órbita após achado atípico em TC, apresentando motilidade ocular do olho direito prejudicada, além de presença de dobras de coróide por indentação do globo ocular. Optou-se por orbitotomia para retirada de corpo estranho. Na cirurgia, foi encontrado um fragmento do corpo de caneta medindo aproximadamente 1x1cm, e a ponta e parte do corpo de caneta medindo aproximadamente 6cm de comprimento. Em consulta pós operatória, apresentou-se melhora significativa do quadro.

Conclusão

Corpo estranho intra-orbitário é uma causa rara de trauma ocular. A literatura deste tema é predominantemente baseada em artigos de relato de caso. Dos diversos relatos de casos de manejo de corpo estranho intra-orbitário, nenhum relato foi encontrado citando acidente envolvendo um objeto tão atípico como o encontrado neste caso.

Discussão e Conclusões

O paciente, após os tratamentos, confessou que o trauma apresentado foi decorrente de uma briga com um colega de uma instituição comum, o que confere com a possível cinemática do trauma. Reforça-se uma boa relação médico-paciente para garantir uma anamnese completa. Além disso, entende-se que a Tomografia Computatorizada (TC) é o exame de imagem ideal para corpos estranhos intra-orbitários. Por muitas vezes não se conhecer a natureza do corpo estranho, a realização de uma Ressonância Magnética pode ser arriscada, devido a possível presença de corpo estranho metálico, que pode ser deslocado na órbita durante o exame, gerando lesão de tecidos.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

Setor de Órbita do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Giovanna De Giuli, Pedro Henrique Pinheiro Chaves, José Vital Filho, Ivana Romero