Dados do Trabalho
Título
TRAUMA CONTUSO COM FRATURA DE ORBITA ASSOCIADA A FRAGMENTOS OSSEOS EM PARENQUIMA CEREBRAL
Objetivo
Relatar o caso de um paciente com história de trauma contuso em região orbitária direita com consequente fratura óssea.
Relato do Caso
Paciente masculino, 67 anos, sofreu trauma contuso em região orbitária direita com vergalhão de aço. Ao exame, apresentou acuidade visual 20/32, hematoma e edema palpebral associados a ptose, hiperemia conjuntival, quemose e lacerações conjuntivais nasal e temporal. Não apresentava lesão corneana, catarata ou alterações à fundoscopia.
Realizada exploração cirúrgica e sutura de laceração conjuntival, que foi suturada sem qualquer intercorrência.
Tomografia de órbita evidenciou fratura cominutiva da face orbitária da asa maior do esfenoide à direita, com pequeno fragmento ósseo deslocado para o espaço extraconal, além de fragmentos ósseos no interior do parênquima cerebral do lobo temporal direito.
Discutido com neurocirurgia e cirurgia bucomaxilofacial tendo sido definida conduta expectante por ambas as especialidades. Paciente evoluiu com diplopia binocular que melhorou de forma progressiva, mantendo-se apenas ao realizar elevação dos olhos não interferindo nas suas atividades diárias.
Conclusão
Casos de traumas orbitários são recorrentes e diferentes condutas cirúrgicas podem ser tomadas para correção de possíveis fraturas na tentativa de melhora do quadro clínico. Entretanto, é importante avaliar o quanto a conduta escolhida irá interferir na qualidade de vida do paciente pesando os riscos e os benefícios.
Área
Oftalmologia Geral
Instituições
Hospital São Geraldo - UFMG - Minas Gerais - Brasil
Autores
Thiago Loredo e Silva, Leonardo Barbosa Ribeiro, Paula Juliana Jorge Guiu, Juliana Oliveira da Silveira, Andressa Sena Vargas, Ana Luiza Silva Pereira