Dados do Trabalho


Título

HEMANGIOMA CAVERNOSO E NEURITE OPTICA COMPRESSIVA: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso de hemangioma cavernoso orbital, uma malformação venosa não distensível, associado a neurite óptica compressiva.

Relato do Caso

Paciente R. D. O., vem com proptose progressiva no olho direito (OD) há aproximadamente 6 meses. Vem na urgência, queixando de baixa acuidade visual (BAV) há um mês, com de cefaleia intensa na hemiface direita e hiperemia ocular intermitente. Ao exame havia proptose do OD, acuidade visual (AV) de conta dedos a 30 cm no OD e de 0/20 no olho esquerdo (OE). Não houve alterações na movimentação ocular extrínseca, mas observou-se defeito pupilar aferente relativo à direita (DPAR). A exoftalmometria demonstrou protrusão ocular de 25mm no OD e 18mm no OE. O autorrefrator indicou 5 dioptrias esféricas no OD e 0,5 dioptria esférica no OE. À refração, acuidade visual foi de 20/400 no OD, sem progressão. Biomicroscopia não revelou alterações no segmento anterior, enquanto a tonometria registrou pressão intraocular de 26 mmHg no OD e 18 mmHg no OE. No fundo de olho do OD, observou-se nervo óptico fisiológico e alteração do brilho macular sugestivo de exsudação. A ecografia ocular revelou lesão cística retrobulbar, e a ressonância magnética evidenciou lesão expansiva intraconal direita, compatível com hemangioma cavernoso orbital. A tomografia de coerência óptica (OCT) demonstrou abaulamento do perfil posterior da parede ocular e espessura do subcampo central de 115um. A paciente foi submetida a cirurgia de descompressão orbitária de urgência.

Conclusão

O hemangioma cavernoso orbital pode causar neurite óptica compressiva, exigindo avaliação oftalmológica detalhada. Sintomas como proptose progressiva e BAV devem suscitar a suspeita diagnóstica. A abordagem diagnóstica, incluindo exames de imagem como ressonância magnética e OCT, é fundamental para determinar a extensão da lesão. O tratamento, incluindo a cirurgia de descompressão orbitária, é crucial para evitar danos visuais irreversíveis.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

CENTRO OFTALMOLOGICO DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

BRUNA PENNA GUERRA LAGES, Laura Fontoura Castro Carvalho, André Luiz de Pádua Pires, Bernardo Fontoura Castro Carvalho