Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: FOTOCOAGULAÇAO A LASER PARA TRATAMENTO DE CAPILARES TELANGIECTASICOS EXTRAFOVEAIS EM OCLUSOES VASCULARES DA RETINA

Objetivo

Relatar um caso de oclusão venosa da retina associada à capilares telangiectásicos (TelCaps), no qual obtivemos resultado satisfatório através da fotocoagulação a laser das lesões extrafoveais.

Relato do Caso

Homem de 62 anos, hipertenso e diabético, apresentou um quadro de edema macular secundário à oclusão de veia central da retina em olho direito. O paciente havia sido tratado com 3 injeções antiangiogênicas intravítreas, porém não apresentou resposta anatômica ou funcional satisfatória.
Ao exame apresentava acuidade visual de 20/200 com correção e o mapeamento de retina mostrava mácula elevada com exsudatos duros adjacentes. O exame de angiofluoresceinografia (AGF) mostrou extravasamento vascular mais proeminente em região de arcada temporal inferior, distando mais de 1.500 micras da fóvea. As imagens da Tomografia de Coerência Óptica (OCT) mostraram espessamento da retina neurossensorial, fluido intrarretiniano e lesões circulares bem definidas com conteúdo heterogêneo e paredes hiperreflectivas - sugestivas de TelCaps.
Foi então proposta a fotocoagulação a laser dos capilares telangiectásicos extrafoveais, evoluindo com melhora da acuidade visual final para 20/100, redução do edema macular à OCT, assim como diminuição do extravasamento de contraste à AGF.

Conclusão

Diante deste cenário, conclui-se que a utilização da fotocoagulação a laser no tratamento de TelCaps extrafoveais se mostra efetiva, principalmente nos casos refratários à injeção intravítrea de antiangiogênicos.

Área

Retina e Vítreo

Instituições

Hospital São Geraldo - Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

João Vitor Frinhani Valadão, Guilherme Francisco Santos Valentim, Paulo Victor Innocencio Póvoa de Castro, Bruno Cabaleiro Cortizo Freire