Dados do Trabalho


Título

A CIRURGIA DE CATARATA E SUA RELAÇÃO COM A PREVENÇÃO DA DEMÊNCIA EM IDOSOS

Objetivo

Demonstrar como a relação entre a realização da cirurgia de catarata e sua ação na prevenção de demência em idosos já está bem estabelecida mas ainda não tão esclarecida.

Método

Trata-se de uma revisão da literatura , realizada a partir da busca de publicações científicas nas bases de dados Scielo, Pubmed e MEDLINE utilizando os seguintes descritores: cataract; cognitive dysfunction; dementia;

Resultados

O estudo realizado na Universidade de Washington ,que observou mais de 3 mil indivíduos com idade superior a 65 anos e possuiu duração de 24 anos , demonstrou que a extração da catarata concede aos idosos 30% menos chance de desenvolver demência (Montine, T et al. 2012). Corroborando com tal cenário, diversos estudos de metanálise , como o que reuniu 448,140 pacientes, comprovaram a relação entre a cirurgia de catarata com a redução do risco de demência Liu, (Xin et al. 2024) .Ademais, para justificar tal associação são elencadas algumas hipóteses e tais teorias baseiam-se na melhoria da qualidade sensorial e na recepção de mais luz azul por celular relacionadas a regulação do sono e cognição, porém, não há um consenso estabelecido.

Conclusões

Atualmente, a associação entre a extração da catarata e a diminuição da demência já é bem consolidada, porém os motivos que permeiam essa relação ainda não são compreendidos em sua totalidade. Logo, se faz necessário mais estudos com o intuito de entender quais são os fatores promovidos pela cirurgia que diminuem consideravelmente a chance da demência senil.

Área

Catarata e Cirurgia Refrativa

Instituições

Faculdade ciencias medicas de minas gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ana Eliza Ribeiro lima, Ana Horta junqueira