Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil clínico e epidemiológico dos pacientes acompanhados por Doença Ocular Relacionada ao IgG4 em serviço de plástica ocular.

Objetivo

Analisar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes acompanhados por doença relacionada ao IgG4 em serviço de referência, visando traçar um perfil que facilite o diagnóstico e tratamento precoces, evitando a destruição dos tecidos envolvidos e melhorando o prognóstico.

Método

Realizou-se estudo retrospectivo analisando prontuários de pacientes com doença ocular relacionada ao IgG4 no serviço de Plástica Ocular da UFMG entre agosto de 2022 e 2024. Foram coletados dados sobre idade, sexo, manifestações clínicas e tratamento. A análise comparativa foi baseada em estudos prévios.

Resultados

Foram avaliados 7 pacientes (6 homens e 1 mulher), com idades de 54 a 80 anos. As apresentações clínicas mais comuns foram proptose por aumento de gordura orbitária em 85%, dacrioadenite e aumento das parótidas em 28%, e aumento do nervo infraorbitário em 1 paciente. A biópsia foi realizada em 3 casos, mostrando o infiltrado linfoplasmocitário típico e expressão elevada de IgG4. O tratamento incluiu corticoterapia em 100% dos pacientes, com metotrexato adicionado em 57%.

Conclusões

A doença relacionada ao IgG4 predominou em homens na sexta década de vida, com acometimento multissistêmico, sobretudo das glândulas salivares, lacrimais e gordura orbitária. A confirmação diagnóstica é histopatológica, e a corticoterapia é eficaz na maioria dos casos. Estes resultados, alinhados com a literatura, sublinham a importância de incluir essa entidade nos diagnósticos diferenciais das orbitopatias, garantindo o tratamento adequado.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Ana Luiza Grossi Silva, Juliane Coelho Ricciardi, Ana Rosa Pimentel de Figueiredo, Danielle Pimenta Viana Trindade, Aline Ferreira Zwetkoff