Dados do Trabalho


Título

PERFIL ANATOMOPATOLOGICO E TOPOGRAFICO DOS TUMORES PALPEBRAIS BASOCELULARES EM UM SERVIÇO DE REFERENCIA OFTALMOLOGICO.

Objetivo

Avaliar as características anatomopatológicas e topográficas dos tumores palpebrais basocelulares em um centro de referência.

Método

Estudo retrospectivo não intervencionista realizado no Hospital São Geraldo, HC-UFMG. Analisou-se a anatomopatologia dos pacientes com carcinoma basocelular atendidos nos últimos 5 anos.

Resultados

Ao analisar biópsias de tumores palpebrais, 158 foram identificadas como carcinoma basocelular (CBC). A análise topográfica revelou que 52.9% dos tumores estavam localizados na pálpebra inferior, 17.2% no canto medial, 6.4% na pálpebra superior e região malar, 4.5% no canto temporal, 2.5% no dorso nasal, 0.6% no supercílio e 9.6% não tinham localização informada. Em relação aos subtipos histológicos, o mais frequente foi o CBC sólido nodular, com 59.7% dos casos, seguido pelo infiltrativo com 14.2%, ulcerado com 8.0%, esclerodermiforme com 6.6%, superficial com 3.8%, adenoide com 3.3%, pigmentado com 2.4% e metatípico com 1.9%.

Conclusões

Os resultados deste estudo são consistentes com a literatura existente. A pálpebra inferior destacou-se como a localização mais comum e o subtipo sólido nodular como o mais prevalente. Evidencia-se a importância da biópsia para o planejamento cirúrgico preciso e seguimento dos pacientes. Além disso, compreender as áreas mais comuns de ocorrência do CBC é essencial para aprimorar o diagnóstico e otimizar o tratamento.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

Hospital São Geraldo - HC UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Vívia Maria Ramalho Cacique, Bruno Cabaleiro Cortizo Freire, Ana Rosa Pimentel de Figueiredo