Dados do Trabalho


Título

PAPILEDEMA E DIAGNOSTICO DIFERENCIAL: A RELEVANCIA DAS DRUSAS DE DISCO E PHOMS

Objetivo

Relatar caso de paciente com suspeita de edema de disco óptico, encaminhada para avaliação de urgência.

Relato do Caso

Mulher, 52 anos, compareceu a avaliação oftalmológica de rotina com queixa de baixa acuidade visual (AV) para perto em ambos os olhos (AO). História de neurite óptica no olho direito (OD) e pulsoterapia há 8 anos. Devido à suspeita de edema de disco no OD, encaminhada para urgência. Exame revelou AV de 20/20 com pinhole em AO, biomicroscopia sem alterações e PIO 14 mmHg em AO. Fundoscopia do OD evidenciou disco óptico cheio, hiperemiado, com bordas elevadas, lesões ovaladas inferiores sugestivas de drusas. OE sem alterações.

Autofluorescência exibiu lesões hiperautofluorescentes em região inferior do disco, sugestivas de drusas. A angiografia fluoresceínica reforçou suspeita, com ausência de extravasamento de contraste em região peridiscal. Tomografia de coerência óptica, evidenciou drusas e PHOMS (Peripapillary Hyperreflective Ovoid Mass-Like Structures).

Conclusão

O pseudopapiledema é caracterizado pela elevação anômala do disco óptico, sem edema da camada de fibras nervosas da retina. É fundamental distingui-lo do edema verdadeiro, que pode indicar doenças graves com risco de perda de visão, comprometimento neurológico e morte. Dentre os diagnósticos, destacam-se as drusas que ocorrem em 0.34%-2.4% dos indivíduos e as PHOMS, que são estruturas homogêneas, ovaladas resultantes da estase axoplasmática e abaulamento das fibras nervosas peripapilares, assumindo um formato ovoide.

Área

Neuroftalmologia

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, Hospital São Geraldo - Minas Gerais - Brasil, Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Guilherme Francisco Santos Valentim, Maria Clara Rodrigues Da Silveira, Ana Luisa Rodrigues Da Silveira, João Vitor Frinhani Valadão, Mariana Pereira Tsukuda, Victor Oliveira Maciel Rosa