Dados do Trabalho


Título

Perfil Epidemiológico dos pacientes portadores de carcinoma espinocelular palpebral em um Hospital de referência em Minas Gerais.

Objetivo

Avaliar as características epidemiológicas de pacientes portadores de carcinoma espinocelular palpebral em um serviço de referência.

Método

Trata-se de um estudo transversal retrospectivo descritivo, não intervencionista, baseado na análise de dados provenientes dos prontuários de pacientes encaminhados ao atendimento oncológico de plástica ocular, no Hospital São Geraldo, Minas Gerais, entre Junho de 2019 à Junho de 2024.

Resultados

Foram avaliados 233 pacientes com suspeita de tumor, desses 15 (6%) eram portadores de carcinoma espinocelular (CEC) localizados na pálpebra. A localização mais prevalente foi pálpebra inferior, com pálpebra superior e canto temporal sendo igualmente acometidos em seguida. Apenas um paciente era portador de CEC em canto medial. Dos pacientes 60% eram mulheres e 40% homens, com idade variando entre 31 e 91 anos. Quanto ao local de origem, 10 (66,66%) pacientes eram do interior do estado e os demais de Belo Horizonte, capital.

Conclusões

O perfil epidemiológico dos pacientes atendidos com CEC palpebral no Hospital São Geraldo, no período de Junho de 2019 a Junho de 2024, demonstrou uma prevalência maior em mulheres acima de 60 anos de idade. A maioria dos pacientes foi proveniente do interior do estado e a pálpebra inferior foi o local mais acometido, corroborando com a literatura vigente.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

Hospital São Geraldo - Minas Gerais - Brasil

Autores

Gabriela Marujo de Almeida Goes, Ana Rosa Pimentel de Figueiredo , Danielle Pimenta Viana Trindade , Felipe Alves Botelho