Dados do Trabalho


Título

RECOBRIMENTO CONJUNTIVAL DE URGENCIA: RELATO DE CASO COM RECUPERAÇAO VISUAL SATISFATORIA

Objetivo

Descrever o caso de um paciente submetido a cirurgia de Recobrimento Conjuntival de Urgência por Médico Residente devido a perfuração corneana, com evolução satisfatória e recuperação visual total.

Relato do Caso

Paciente de 40 anos, com história de tratamento para quadro de conjuntivite infecciosa há cerca de 1 mês, em uso de colírios de corticoide e antibiótico associados. Evoluiu 4 dias antes do atendimento com baixa acuidade visual, dor e hiperemia conjuntival. Ao exame, apresentava acuidade visual não corrigida: conta dedos a 5 metros olho direito (OD) e 20/20 olho esquerdo. Biomicroscopia OD demonstrou perfuração corneana periférica, tamponada pela íris, Sinal de Seidel positivo e atalamia, além de Dellen inferior. Foi submetido a cirurgia de urgência, realizada pelo residente do 2º ano, orientado pelo staff, com recobrimento conjuntival pedunculado e fixação com nylon 10-0. Evoluiu no pós operatório imediato com formação da câmara anterior e Seidel negativo, em tratamento com colírio de Moxifloxacino + Dexametasona. Evoluiu de forma favorável, apresentando acuidade visual não corrigida de 20/20 parcial OD após 1 mês.

Conclusão

Diante de quadros de perfuração ocular periférica, frequentes em serviços de urgência, uma boa opção de correção cirúrgica é o recobrimento conjuntival. Tal técnica cirúrgica permite uma correção definitiva do defeito corneano, além promover um bom prognóstico visual ao paciente quando é possível poupar o eixo visual.

Área

Córnea e Doenças Externas Oculares

Instituições

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil, Hospital dos Olhos do Sul de Minas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Gabriel Ferreira Rezende, João Antônio Prata Junior, Angela Carvalho Oliveira