Dados do Trabalho


Título

MANEJO OFTALMOLOGICO CIRURGICO NA EPIDERMOLISE BOLHOSA: UM RELATO DE CASO COM DESFECHO DE SUCESSO

Objetivo

Relatar caso de Epidermólise Bolhosa (EB) com manifestação ocular submetido a tratamento cirúrgico com desfecho favorável. A EB é uma doença de pele e mucosas caracterizada pela tendência de formar bolhas aos mínimos traumas, podendo ser adquirida ou hereditária.

Relato do Caso

Paciente de 34 anos, com queixa de irritação em conjuntiva temporal de olho esquerdo (OE) há cerca de 4 meses, além de restrição do olhar à extrema direita e aumento do pterígio – sic. Ao exame de biomicroscopia OE, foram identificadas cicatrizes em conjuntiva tarsal superior, simbléfaro em fórnice temporal e lesão em conjuntiva bulbar temporal, semelhante a pinguécula, corando a fluoresceína. O paciente foi submetido a correção cirúrgica do simbléfaro e ressecção da lesão, com transplante conjuntival autólogo superior e sutura com nylon 10-0. Evoluiu no pós operatório com melhora da motricidade ocular, sem restrição, e não houve recidiva do quadro após mais de 1 ano de seguimento. Resultado anatomopatológico da peça cirúrgica sugestivo de EB.

Conclusão

A EB Distrófica é um subtipo da doença que pode ser autossômica recessiva ou dominante, sendo frequentemente associada a achados oftalmológicos como: erosões corneanas recorrentes, opacidade cicatricial, simbléfaro, blefarite, ectrópio, obstrução de ductos lacrimais e baixa acuidade visual. Pelo potencial de recidiva e de complicações desses pacientes, torna-se essencial uma abordagem cirúrgica pouco traumática e controle clínico cauteloso.

Área

Córnea e Doenças Externas Oculares

Instituições

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Minas Gerais - Brasil

Autores

Gabriel Ferreira Rezende, José Roberto Costa Reis, Andressa Silva Ochiuto