Dados do Trabalho


Título

CORREÇÃO DA DOBRA EPICÂNTICA: ESTUDO DE CASO DA TÉCNICA DA EPICANTOPLASTIA EM Z MODIFICADA

Objetivo

O epicanto é uma característica anatômica que se manifesta como uma dobra de pele na região medial do olho, próximo ao canto interno. A distribuição desproporcional de pele (com excesso na direção horizontal e falta na direção vertical) é considerada um dos fatores que levam à formação do epicanto. Este relato tem como objetivo demonstrar o resultado de uma das técnicas descritas entre as diversas disponíveis para a correção do epicanto.

Relato do Caso

Paciente 1, um homem de 59 anos, desenvolveu epicanto após um trauma cortocontuso na cabeça, resultando em uma cicatriz profunda que levou à retração da pálpebra inferior esquerda e epicanto no canto medial superior do olho esquerdo. Paciente 2, mulher de 65 anos, apresentou epicanto após uma blefaroplastia, devido a fatores como extensão da cicatriz além do ponto lacrimal e remoção excessiva de pele na vertical. Ambos os pacientes foram tratados com blefaroplastia superior e técnica modificada de epicantoplastia Z.

Conclusão

A avaliação e tratamento do epicanto são desafios complexos que exigem uma abordagem personalizada. Em relação às opções de tratamento são inúmeras as possibilidades. Em alguns casos, pode ser necessário realizar múltiplos procedimentos ou intervenções ao longo do tempo para alcançar os resultados desejados.
A técnica da epicantoplastia Z modificada oferece diversas vantagens que justificam sua escolha para correção do epicanto. É especialmente eficaz para pacientes com epicantos proeminentes, permitindo um resultado mais natural e harmonioso. Outra vantagem importante é a possibilidade de personalização do procedimento de acordo com as características individuais do paciente.

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

Instituto de Olhos Ciências Médicas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Amanda Campos Franco, Nicole Vasconcelos Ciotto, Isadora Teixeira Issa