Dados do Trabalho


Título

CRITERIO DE PONTOS PARA O DIAGNOSTICO DO CERATOCONE

Objetivo

Propor e validar o método: CRITÉRIO DE PONTOS como ferramenta simples e acessível para o diagnóstico do ceratocone.
Hoje, o diagnótisco é dado por softwares complexos em equipamentos caros.

Método

Coletar dados do Pentacam, classificando os olhos em 2 grupos: COM e SEM ceratocone (utilizando o índice BAD-D de 2,11).
Aplicar o CRITÉRIO DE PONTOS nessa amostra para definir a sensibilidade e a especificidade do método.

Resultados

Foram coletados 17.340 exames, sendo eliminados exames repetidos, ou de qualidade ruim. Restaram 2574 exames aptos para análise, os quais foram divididos em 2 grupos: COM CERATOCONE (718 olhos) e SEM CERATOCONE (1856 olhos).
Aplicado o método do CRITÉRIO DE PONTOS nessa amostra, foi obtido o seguinte resultado:
SENSIBILIDADE: 80,99 %
ESPECIFICIDADE: 99,41 %

Conclusões

De acordo com os resultados obtidos, podemos verificar que o método do “Critério de Pontos” apresenta uma boa especificidade para o diagnóstico de ceratocone (>99%) o que o torna útil para firmar um diagnóstico de ceratocone moderado ou avançado.
Esse método busca preencher uma lacuna dentre as ferramentas existentes para o diagnóstico do ceratocone, sendo especialmente útil na análise manual de um mapa de topografia de córnea. Assim, permite que o médico avaliador possa dar um laudo onde afirma existir a doença ceratocone, tendo como alicerce um método científico (“Critério de Pontos”), de forma a evitar frases subjetivas que demonstrem tratar apenas de uma opinião, do tipo: “para mim, parece ser realmente um ceratocone”.

Área

Córnea e Doenças Externas Oculares

Instituições

Hospital São Geraldo - UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Frederico Bicalho Dias Silva