Dados do Trabalho
Título
NECROSE RETINIANA AGUDA POR VIRUS VARICELA ZOSTER : DIAGNOSTICO TARDIO E PROGNOSTICO RESERVADO
Objetivo
O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DISCORRER SOBRE A NECROSE RETINIANA AGUDA (NRA) ASSOCIADA A HERPES, TENDO EM VISTA A GRAVIDADE DO QUADRO E SEU DESAFIO TERAPEUTICO.
Relato do Caso
Paciente 47 anos, encaminhado ao serviço devido a processo inflamatório vitreorretiniano em olho direito. Em tratamento para coriorretinite por toxoplasmose há 4 semanas em outro serviço, sem melhora. Ao exame oftalmológico, AV em OD de CD à face e em OE de 20/30. À fundoscopia de OD apresentava haze vítreo grau II, vasculite difusa e lesões hipocrômicas de limites mal definidos em quadrante temporal. Em OE, retinite múltipla superficial. Foi então optado por internação e iniciado tratamento com aciclovir 1G/EV de 8/8h e cicloplégico e corticóide tópicos pela hipótese de Necrose Retiniana Aguda por Vírus Varicela Zoster (VVZ). Em regime de internação por 1 mês com mapeamento e acompanhamento diário, evoluiu com melhora do quadro e teve alta para acompanhamento ambulatorial com AVPH 20/100 e 20/200 após 28 dias de terapia antiviral endovenosa. Paciente não compareceu ao seguimento programado e retornou 20 dias após com descolamento de retina misto em olho direito. Programada abordagem por vitrectomia posterior via pars plana.
Conclusão
A NRA possui prognostico reservado e o principal objetivo do tratamento é prevenir a evolução e impedir o acometimento do olho contralateral, uma vez que este sendo precoce reduz em até 80% a bilateralidade do quadro. Em serviços de pronto atendimento, o diagnóstico precoce e preciso é essencial.
Área
Retina e Vítreo
Instituições
SANTA CASA DE BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil
Autores
GABRIELA PICCHIONI BAETA, Amanda Faria Simoni Campos, Maria Fernanda de Oliveira Filardi, Matheus Alvaro Colbert Camara, Carolina Pereira Pires, Carlos Bernardo Moura Dalle