Dados do Trabalho


Título

CICLOFOTOCOAGULAÇAO TRANSESCLERAL BILATERAL SIMULTANEA PELA TECNICA “SLOW COOKING” EM PACIENTE COM SINDROME DE STURGE-WEBER: UM RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar o caso de um paciente com diagnóstico de glaucoma bilateral associado a Síndrome de Sturge-Weber submetido a Ciclofotocoagulação Transescleral Bilateral Simultânea pela técnica “slow cooking” (CTCTE SC).

Relato do Caso

Homem de 47 anos comparece com queixa de perda progressiva e indolor de visão em ambos os olhos (AO). Ao exame físico, apresentava manchas hiperemiadas bem definidas em região de fronte e temporozigomática bilateral, acompanhadas de assimetria facial significativa. Acuidade visual com melhor correção era movimentos das mãos em AO. A malformação escleral era evidente e, à realização da gonioscopia, AO mostravam ângulos abertos com pigmentação aumentada. A pressão intraocular (PIO) foi OD 36mmhg e OE 40 mmmhg. Ao exame de fundo de olho, apresentava atrofia glaucomatosa dos discos ópticos. A partir desses achados, foi feito o diagnóstico de glaucoma associado a Síndrome de Sturge-Weber, e indicado CTCTE SC bilateral simultânea. Paciente evoluiu com redução significativa da PIO após procedimento, mantendo PIO alvo apenas com uso de maleato de timolol 12∕12horas AO.

Conclusão

A Ciclofotocoagulação Transescleral é um procedimento minimamente invasivo que tem se mostrado eficaz e seguro no tratamento do glaucoma. Com o avanço das tecnologias e técnicas, os resultados se tornaram cada vez mais promissores e previsíveis. No entanto, apesar dos progressos alcançados, ainda são necessárias mais pesquisas para identificar com maior precisão os fatores que influenciam o sucesso ou o insucesso desse tratamento, visando otimizar os resultados clínicos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Área

Glaucoma

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Carolina Cavagnoli Schwantes, Ana Elisa Loyola Arancibia, Natan Namem Halabi, Tiago Santos Prata, Larissa De Oliveira Cassini Marques