Dados do Trabalho


Título

COROIDITE MULTIFOCAL SECUNDARIA A TUBERCULOSE: UM RELATO DE CASO

Objetivo

O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a Coroidite Multifocal secundária à Tuberculose (TBC), considerando a situação endêmica de casos da doença provocada pelo bacilo de Koch no Brasil.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 53 anos, encaminhada ao serviço devido a hipótese diagnóstica de oclusão de artéria central da retina em olho direito, por queixa de baixa acuidade visual há uma semana. Nega tratamentos oftalmológicos prévios. Ao exame na admissão apresentou acuidade visual (AV) em olho direito (OD) de 20/80 e em olho esquerdo de 20/20. O exame de mapeamento de retina do olho direito revelou lesões esbranquiçadas circunscritas difusas, principalmente em região temporal inferior, e em olho esquerdo, lesões semelhantes, porém menores, em topografia de arcada superior. Logo, foram solicitados exames complementares, evidenciando INTERFERON GAMMA RELEASE ASSAY (IGRA) positivo e Tomografia Computadorizada de tórax com pequenos linfonodos calcificados peribrônquicos à direita (sequela de primoinfecção granulomatosa). Assim, foi optado por tratamento de prova para TBC. Paciente então retorna com relato de melhora da visão (AV atual de 20/40 em OD).

Conclusão

Embora a tuberculose seja um problema significativo de saúde pública, a coroidite multifocal é infrequente na oftalmologia. O diagnóstico dessa condição secundária à tuberculose exige uma combinação de histórico clínico, avaliação oftalmológica e exames complementares, sendo frequentemente um diagnóstico por exclusão de outras causas.

Área

Uveítes

Instituições

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil

Autores

Maria Fernanda de Oliveira Filardi, Gabriela Picchioni Baêta, Luis Felipe da Silva Alves Carneiro, Carolina Pereira Pires, Amanda Faria Simoni Campos, Mariana da Silva Santana