Dados do Trabalho


Título

CISTO IRIANO

Objetivo

Relatar caso de cisto de íris em paciente com pele clara. O caso busca evidenciar as características clínicas e o manejo inicial do cisto de íris, e conhecer os fatores clínicos do indicativo para melanoma.

Relato do Caso

Paciente feminina, 76 anos, pele clara, com histórico de hipertensão arterial sistêmica. Apresenta apenas queixa de BAV. Nega cirurgias oculares, traumas ou uso de colírios. Ao exame, apresentou acuidade visual de 20/30 em OD e 20/40 em OE. Biomicroscopia apresentou cisto iriano no quadrante temporal inferior do olho direito e catarata nuclear em ambos os olhos. A pressão intraocular foi de 12/12 mmHg e o fundo de olho em ambos os olhos sem alterações.

Conclusão

Destaca-se o diagnóstico inicial cisto de íris, ametropias, presbiopia e catarata. Foi orientado acompanhamento periódico para documentar padrão de crescimento da massa e da acuidade visual. No caso em questão, devido à ausência de características de malignidade, como ulcerações, ausência de sangramento ou de baixa acuidade visual associada, não foi indicada a realização de biópsia. Vale ressaltar que a biópsia possui suas limitações, como amostragem insuficiente devido a baixa celularidade geralmente obtida ou resultados falso positivos. O cisto de íris faz diagnóstico diferencial com melanoma de íris, exigindo diagnóstico precoce, acompanhamento contínuo, e se necessário intervenções precoces a fim de evitar complicações.

Área

Oncologia Ocular

Instituições

CENTRO OFTALMOLOGICO DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANA JÚLIA PERES CARVALHO, CATHARINA CANGUSSU FERNANDES RIBEIRO, CLARA LEMOS CARNEIRO TRINDADE, VITÓRIA CHIODI PEREIRA, JULIA SOARES OLIVEIRA, BERNARDO FONTOURA CASTRO CARVALHO