Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO OFTALMOLOGICA CUIDADOSA: A CHAVE PARA IDENTIFICAÇAO DE DIAGNOSTICOS DIFERENCIAIS

Objetivo

Relatar um caso de oftalmopediatria, dando ênfase na importância da avaliação completa e anamnese cuidadosa para realização de diagnósticos diferenciais.

Relato do Caso

Paciente, 7 anos, sexo feminino, compareceu para consulta oftalmológica de rotina. A mãe informou que a criança iniciou acompanhamento para estrabismo há 1 mês e queixava-se de cefaleia. Ao exame, apresentava esoforia de pequeno ângulo, acuidade visual sem correção 20/20-2 no olho direito e 20/80 no olho esquerdo. Biomicroscopia sem alterações. Ao exame de fundo de olho, apresentava discos ópticos hiperemiados, elevados e mal delimitados, sugestivo de papiledema. Foi realizada TC de crânio, que evidenciou lesão cística extensa em região mediana selar, determinando efeito de massa e compressão do lobo frontal. A paciente foi submetida a cirurgia para implante de cateter de Ommya e, após 3 meses, retornou para acompanhamento oftalmológico, apresentando melhora do quadro sistêmico e resolução das alterações oftalmológicas.

Conclusão

Este caso ilustra uma alteração visual secundária ao aumento de pressão intracraniana que passou despercebida em um primeiro momento e levou ao diagnostico impreciso de estrabismo. Esse fato demonstra como um exame oftalmológico feito de maneira detalhada e minuciosa influencia diretamente na identificação de diagnósticos diferenciais.

Área

Neuroftalmologia

Instituições

Centro Oftalmológico de MInas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Thaisa Vilela, Laura Carvalho, Bruna Lages, Fernanda Alzamora, Flavia Souza, Lavinia Souza