Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico de Artrite Idiopática Juvenil em Paciente Assintomática: A Importância da Avaliação Oftalmológica Rotineira na Infância

Objetivo

Relatar o caso de uma menina de 10 anos, assintomática, diagnosticada com artrite idiopática juvenil (AIJ) após exame oftalmológico de rotina.

Relato do Caso

Paciente de 10 anos, sem histórico clínico ou oftalmológico, foi ao oftalmologista para avaliação refracional após diagnóstico de ametropia em triagem escolar. O exame revelou acuidade visual corrigida de 20/30 no olho direito e 20/40 no esquerdo. A biomicroscopia identificou opacidade corneana, reação leve na câmara anterior, sinéquias posteriores com corectopia e aumento de celularidade no vítreo anterior. Pressão intraocular e fundoscopia estavam normais. O caso foi classificado como uveíte anterior bilateral, não granulomatosa, com sinéquias, sugerindo AIJ, confirmada pelo reumatologista. O tratamento com midriático e corticóide tópico resultou em melhora clínica e visual, com acuidade de 20/20 no OD e 20/30 no OE. A paciente foi orientada sobre a necessidade de acompanhamento contínuo e o prognóstico visual.

Conclusão

A AIJ pode se manifestar com uveíte, sendo crucial o diagnóstico precoce para um tratamento eficaz, prevenindo complicações oftalmológicas.

Área

Uveítes

Instituições

Universidade de Itaúna - Minas Gerais - Brasil

Autores

Nina Muniz Rodrigues Resende, Isabella Cristina Tristão Pinto Resende, Leonardo Santos Resende, Ana Júlia Gonçalves Silva Resende, Marceli Moreira Sakaki, Thaís Rueda Tibúrcio