Dados do Trabalho


Título

A importância da propedêutica oftalmológica na Síndrome de Sturge Weber: um relato de caso

Objetivo

Relatar o caso de um paciente portador de Síndrome de Sturge Weber (SWS), com repercussões visuais.

Relato do Caso

Homem, 29 anos, hígido, busca departamento de urgência com dor súbita em olho esquerdo (OE), sendo constatada PIO elevada e edema corneano. Apresentava boa acuidade visual (AV) em OE até os 9 anos, tendo evoluído para ausência de percepção de luz (NPL). Ao exame, hemangioma congênito em hemiface esquerda, AV corrigida 20/20 em olho direito (OD) e NPL em OE, PIO 14/26mmHg. À gonioscopia OE apresentava leucoma central e inviável avaliação de ângulo. Biomicroscopia do OE apresentou aumento da tortuosidade dos vasos episclerais, córnea transparente com leucoma central de formato lenticular e dobras de Descemet e ceratite em faixa. Fundoscopia indireta evidenciou anel neurorretiniano reduzido em OD e OE com opacidade corneana, atrofia de mácula difusa e lesões de coriorretinite em quadrantes nasal e nasal inferior. Demais exames sem alterações. Constatado glaucoma pós trabecular e iniciado tratamento.

Conclusão

O diagnóstico da SWS e propedêutica imediata são essenciais para controle adequado, minimizando os riscos de complicações irreversíveis devido a abordagem tardia, como no caso descrito.

Área

Glaucoma

Instituições

Pontifícia Catolica de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Sílvia do Espírito Santo, Bernardo Fontoura Castro Carvalho, Laura Fontoura Castro Carvalho, Bruna Penna Lages, Mariana Alves Lima, Ana Clara Alves de Carvalho