Dados do Trabalho


Título

GLAUCOMA COM REAÇÃO ADVERSA AOS COLÍRIOS: UM CASO DE SUCESSO APÓS ABORDAGEM CIRÚRGICA

Objetivo

Relatar o caso de uma paciente com glaucoma avançado, descontrole da pressão intraocular (PIO) e reação adversa aos colírios, que levou à indicação de cirurgia bilateral com excelente evolução.

Relato do Caso

Mulher de 70 anos, asmática, em tratamento para glaucoma avançado com bimatoprosta, brinzolamida e brimonidina, apresentou descontrole pressórico e intolerância aos colírios. Com acuidade visual corrigida de 20/25 em ambos os olhos, foi observada hiperemia conjuntival difusa 4+/4+ e precipitados ceráticos (PKs). A PIO era de 20 mmHg no olho direito e 22 mmHg no olho esquerdo, com escavação subtotal do disco óptico e ângulo iridocorneano aberto. Devido à inflamação severa, os colírios foram suspensos, e prescrito apenas Diamox, resultando em PIO de 16 mmHg em ambos os olhos após sete dias. A paciente foi submetida a Trabeculectomia bilateral, com PIO estabilizada em 10 mmHg após a cirurgia, melhorando a superfície ocular sem necessidade de hipotensores.

Conclusão

O tratamento cirúrgico em glaucoma deve ser cuidadosamente avaliado, considerando riscos e benefícios. Neste caso, a TREC proporcionou controle eficaz da PIO e melhora da superfície ocular, destacando a cirurgia quando o tratamento conservador causa efeitos adversos e não atinge a PIO-alvo.

Área

Glaucoma

Instituições

Universidade de Itaúna MG - Minas Gerais - Brasil

Autores

NINA MUNIZ RODRIGUES RESENDE, PÂMELLA REGINA ANDRADE PEVIDOR, MILLENA SOUZA SANTOS, ISABELLA CRISTINA TRISTÃO PINTO RESENDE, IZABELA NEGRAO FROTA DE ALMEIDA