Dados do Trabalho
Título
CERATITE POR ACANTHAMOEBA: UM CASO DRAMATICO
Objetivo
A infecção por acanthamoeba, apesar de rara dentre as ceratites infecciosas, merece atenção pelo risco de desfechos potencialmente desfavoráveis. O objetivo deste caso é discutir o manejo de um quadro de infecção grave, que evoluiu com complicações de difícil resolução.
Relato do Caso
Trata-se de paciente do sexo masculino, 55 anos, míope e usuário prévio de lente de contato gelatinosa, submetido a transplante (Tx) de córnea de urgência devido a quadro complicado de ceratite por acanthamoeba em olho esquerdo. Após 30 dias, apresentou rejeição com melting posterior e confirmação de exame microbiológico positivo para cistos de acanthamoeba. Foi realizado novo Tx tectônico de urgência, porém houve surgimento de defeito epitelial em região do transplante, hipotensão ocular, catarata densa e extensa área de estafiloma anterior. Após tratamento prolongado para acanthamoeba com biguanida foi realizado novo Tx de córnea, associado a facectomia com implante de LIO. Atualmente, em pesquisa direta de raspado corneano, não foram identificados crescimento bacteriano ou a presença do protozoário. No momento, após 3 meses da última abordagem cirúrgica, o paciente apresenta acuidade visual (AVcc 20/25) e regressão do estafiloma.
Conclusão
A infecção por Acanthamoeba é um quadro dramático para o paciente e de difícil condução pelo oftalmologista assistente, sendo essencial a vigilância após o transplante e a manutenção do tratamento prolongado contra a infecção.
Área
Córnea e Doenças Externas Oculares
Instituições
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS (IPSEMG) - Minas Gerais - Brasil, OCULARE - HOSPITAL DE OFTALMOLOGIA - Minas Gerais - Brasil
Autores
GABRIELLE STEPHANIE DE PAULA LOMBA, GUSTAVO HELENO DE ALBUQUERQUE TEMPONI, VANESSA WAISBERG, GESSICA ANTONIA FERNANDES, LETÍCIA LIMA DE SOUZA, RENATO SILVEIRA SANTANA