Dados do Trabalho


Título

GLAUCOMA MALIGNO EM PACIENTE SUBMETIDO PREVIAMENTE A VITRECTOMIA POSTERIOR VIA PARS PLANA

Objetivo

Relatar um caso de glaucoma maligno em paciente submetido previamente a vitrectomia posterior via pars plana (VVPP).

Relato do Caso

Paciente masculino, 51 anos, acompanhado devido quadro de glaucoma secundário à VVPP com óleo de silicone(OS) em ambos os olhos devido descolamento de retina regmatogenico. Apresentou quadro de dor intensa em olho esquerdo (OE) e, ao exame, Acuidade visual de conta dedos, pressão intraocular (PIO) de 40 mmHg, edema de córnea, íris em bombé, dispersão de pigmentos e presença de oleo de silicone (OS) em câmara anterior de OE. O seio camerular era fechado, sinequiado. Realizado remoção de OS via VVPP e, também, ciclofotocoagulação transescleral sem resolução do quadro. Optado pela realização de implante de tubo de Susana. No pós-operatório apresentou atalamia e pressão intraocular de 38mmHg, responsivos à atropinização e hialoidectomia. Evoluiu no pós-operatório tardio com descompensação corneana e foi indicado reposicionamento do tubo para o segmento posterior. Paciente segue com controle pressórico adequado e em acompanhamento com departamento de córnea.

Conclusão

O glaucoma maligno deve ser suspeitado em pacientes submetidos a VVPP, cursando com elevação da PIO e atalamia apesar de iridotomia patente. Mesmo a cirurgia vitreorretiniana sendo considerada um tratamento curativo para o bloqueio ciliar, vitrectomias mais conservadoras, sem ruptura da hialoide anterior, estão sujeitas a essa complicação no pós-operatório.

Área

Glaucoma

Instituições

SANTA CASA DE BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil

Autores

GUILHERME GOUVEIA HOLLUNDER, Ana Flavia LACERDA BELFORT, LARA Esteves Ferreira de Oliveira ALMEIDA, Carolina Cavagnoli Schwantes, LARISSA DE OLIVEIRA CASSINI MARQUES, JANAINA GUIMARAES