Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO RISCO DO DESENVOLVIMENTO DA NEUROPATIA ÓPTICA ISQUÊMICA ANTERIOR NÃO ARTERÍTICA (NOIA-NA) ASSOCIADA A PACIENTES EM USO DE SEMAGLUTIDA (OZEMPIC/ RYBELSUS E WEGOVY)

Objetivo

Investigar a associação entre o uso de semaglutida e o desenvolvimento de complicações na visão, especialmente de um tipo raro de perda de visão (NOIA-NA).

Método

Foi realizado uma revisão sistemática, em que a estratégia de busca foi através de método booleano AND na associação de descritores da saúde “OZEMPIC”, “SEMAGLUTIDA” “neuropatia óptica isquêmica anterior”, “NOIA-NA”e “diabetes” nas bases de dados: “PUBMED” “UP TO DATE” “SCIELO”, com artigos publicados nos últimos 8 anos (2017-2024). Como critério de exclusão, tivemos artigos duplicados e artigos que não fossem originais.

Resultados

O estudo demonstrou que ao analisar 17 mil pacientes, ao longo de 6 anos, aqueles que possuíam Diabetes tipo 2 tinham uma chance 4x maior de desenvolver a doença, se comparado com indivíduos que não faziam esse tratamento, e em pacientes que usavam com a finalidade de emagrecimento, essa chance aumentou em 7x, porém por falha metodológica, não ficou comprovado a relação direta entre perda de visão e uso da SEMAGLUTIDA.

Conclusões

A avaliação do risco de desenvolvimento de NOIA-NA em pacientes em uso de semaglutida é um tema relevante, mas ainda incerto. Ainda que estudos sugiram uma possível correlação entre o uso desta medicação e o aumento do risco de eventos isquêmicos oculares, diversas limitações metodológicas, como a natureza observacional desses estudos e a ausência de controle de variáveis importantes, impedem uma conclusão definitiva sobre uma relação de causalidade. Portanto, até o momento, o aumento do risco de NOIA-NA parece ser muito baixo, e o uso da semaglutida deve ser mantido em pacientes sem contraindicações oftalmológicas. Sendo assim, novos estudos longitudinais são necessários para esclarecer de forma mais robusta essa possível associação.

Palavras Chave

Ozempic, Semaglutida, Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior, NOIA-NA

Área

Oftalmologia Geral

Instituições

UFMG - Minas Gerais - Brasil, UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - São Paulo - Brasil

Autores

Amanda Gabriela De Lima Vasconcelos Jorge, Ana Beatriz Fortes Barbosa, João Pedro Andrade Dalaqua, João Lucas Andrade Dalaqua, Luiz Carlos Molinari-Gomes, Ynahe Cristine De Fontes Pereira