Dados do Trabalho
Título
A INFLUENCIA DA MICROBIOTA INTESTINAL NO DESENVOLVIMENTO DE UVEITES
Objetivo
Este estudo tem como objeto investigar a relação entre a microbiota intestinal e o desenvolvimento de distúrbios oftalmológicos, tendo como foco as uveítes, explorando o papel do eixo intestino-olho na regulação das respostas inflamatórias oculares.
Método
Foram realizadas buscas na plataforma PubMed, cruzando os termos “Microbiome” AND “Uveitis”, com foco em artigos de 2020 a 2024. Excluíram-se artigos duplicados e não originais.
Resultados
A presença de microorganismos no intestino influencia na modulação imunológica impactando não apenas o intestino, mas também tecidos distantes, como é o caso olhos. Quando essa flora encontra-se desbalanceada resulta numa resposta imunológica, seja inibindo ou excitando, gerando citocinas inflamatórias. Os dados sugeriram ainda que esse microbioma manda um sinal diretamente para as células T específicas e fazem com que essas células T auto-ativadas desencadeiem a uveíte.
Conclusões
A modulação da microbiota intestinal surge como uma promissora abordagem terapêutica para o manejo das uveítes, oferecendo novas perspectivas para o tratamento dessas condições inflamatórias oculares. A crescente compreensão do eixo intestino-olho e da influência da microbiota na regulação do sistema imunológico sugere que intervenções voltadas para o equilíbrio da flora intestinal possam reduzir a inflamação ocular e prevenir recorrências de uveítes. Assim, a modulação da microbiota representa uma nova forma terapêutica, cujas implicações clínicas devem ser investigadas em futuros estudos.
Área
Uveítes
Instituições
UFMG - Minas Gerais - Brasil, Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil
Autores
Ana Beatriz Fortes Barbosa, Amanda Gabriela De Lima Vasconcelos Jorge, João Pedro Andrade Dalaqua, João Lucas Andrade Dalaqua, Ynahe Cristine De Fontes Pereira, Luiz Carlos Molinari-Gomes