Dados do Trabalho


Título

Transplante de limbo autólogo contralateral no tratamento de deficiência límbica unilateral por queimadura alcalina

Objetivo

Apresentar relato de caso de queimadura química (alcalina) unilateral tratada com transplante límbico autólogo, com boa evolução pós-operatória.

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino, 58 anos, empregada doméstica, procurou serviço de urgência com quadro de dor ocular, lacrimejamento, fotofobia e baixa da acuidade visual após contato direto com desincrustante alcalino à base de hidróxido de sódio no olho D, ocorrida 18 h antes. Apresentava no olho D desepitelização corneana (total) e conjuntival (inferior), com isquemia da região límbica nasal inferior. Foi tratada inicialmente com irrigação copiosa da superfície ocular com solução salina, seguida pela prescrição de antibiótico e corticoide tópicos e corticoide sistêmico. Após 14 dias houve reepitelização da superfície córneo-conjuntival, mas evoluiu com deficiência límbica (entre 3 e 8h), apresentando conjuntivalização progressiva da superfície corneana que, ao final de 12 meses, acometia a região pupilar. A paciente foi submetida a transplante de limbo autólogo com remoção de tecido doador do olho contralateral. Evoluiu com melhora da AV e, um ano após a cirurgia, não apresentava recidiva da conjuntivalização no olho receptor.

Conclusão

Casos unilaterais de deficiência límbica com acometimento da acuidade visual podem se beneficiar com a realização de transplante límbico autólogo contralateral.

Área

Córnea e Doenças Externas Oculares

Instituições

Faculdade Ciências Médicas Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil, UFMG - Minas Gerais - Brasil, Uni BH - Minas Gerais - Brasil

Autores

Fernanda Rocha Tanure, Vinícius Lopes Corgosinho, Lucas Umbelino Mayrink Esquerdo, Marco Antônio Guarino Tanure